Controlo da diabetes

Controlar as variações da glicemia

Compreender os intervalos de referência da glicemia (açúcar no sangue)

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes (IDF), para a maior parte das pessoas que têm diabetes, os valores alvo de glicemia são os seguintes:

Em jejum (glicemia plasmática em jejum): menos de 115 mg/dL

2h após as refeições (glicemia plasmática pós-prandial): menos de 160 mg/dL

Não deve ter valores inferiores a 70 mg/dL em nenhuma altura do dia. Quando os valores estão abaixo de 70 mg/dL, falamos de hipoglicemia ou "baixa de açúcar", uma situação que pode ser perigosa e é de evitar.

Contudo os valores alvo de glicemia deverão ser sempre definidos individualmente e em conjunto com o seu médico. Fale com o seu médico sobre o intervalo de valores de referência da glicemia mais adequado para si.

Valores elevados de glicemia

Quando o seu nível de glicemia está alto (hiperglicemia) poderá sentir qualquer um destes sintomas: boca seca, sede, urinar frequentemente, cansaço e visão turva. Se sentir qualquer um destes sintomas, confirme imediatamente os seus valores de glicemia.

O aumento descontrolado dos valores de glicemia poderá ser originado por comer demais, estar menos ativo que o habitual, não se sentir bem, estar em stress ou necessitar de um ajuste na medicação para a diabetes.

Valores baixos de glicemia

Valores baixos de glicemia são geralmente causados por comer menos ou mais tarde que o habitual, estar mais ativo do que o costume ou estar a tomar medicação que não corresponde às suas necessidades. Consulte o seu médico sempre que sentir episódios de glicemia baixa. Também é muito importante reconhecer os sintomas de hipoglicemia e saber como controlá-la eficazmente.

Quando a sua glicemia está baixa, pode sentir tremores, sensação de fraqueza, suores frios, fome súbita, palpitações, cansaço fácil ou irritabilidade . Ter em atenção que estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com a gravidade da hipoglicemia. Os sintomas podem ser ligeiros no princípio, mas podem piorar rapidamente se não forem tratados. Perante estes sintomas e, se tiver possibilidade, confirme os seus valores imediatamente. Se não tiver a a possibilidade de confirmar os seus valores e, em caso de dúvida, trate sempre como se de uma hipoglicemia se tratasse. Perante sintomas de hipoglicemia e a confirmação, sempre que possível, de uma glicemia capilar inferior a 70 mg/dl ingira imediatamente cerca de 10 a 15 g de açúcar (cerca de 2 pacotinhos) que poderá ser diluído em água ou sumo de fruta. Deverá verificar o valor da glicemia 3 a 5 minutos após a ingestão do açúcar sempre que possível. Se o valor da glicemia ainda não tiver subido, ou se os sintomas se mantiverem ou agravarem, deve repetir-se a ingestão de 10 a 15 g de açúcar as vezes que forem necessárias até os sintomas desaparecerem ou a glicémia normalizar (for superior a 70 mg/dl). Esperar que os valores aumentem espontaneamente ou esperar para agir não é seguro. Quando a glicemia estiver dentro de valores normais ou os sintoma tiverem desaparecido deve ser feita a ingestão de hidratos de carbono de absorção lenta tal como pão ou bolachas.

A sua família e os seus amigos e colegas devem ter conhecimento de que, como doente com diabetes, está em risco de episódios de hipoglicemia.

Veja os nossos vídeos, folhetos informativos e dúvidas frequentes relacionados com a hipoglicemia.

Como pode ajudar a evitar as variações bruscas de glicemia:

  • Mantenha tanto quanto possível a sua rotina e horários diários de refeições e exercício físico, e não se esqueça de tomar a sua medicação.
  • Verifique os seus níveis de glicemia como lhe foi ensinado e partilhe os registos com o seu médico.
  • Estabeleça, com o seu médico, objetivos para o peso, a atividade física, os níveis de glicemia e HbA1C.
  • Use um objeto que informe as outras pessoas que sofre de diabetes, em caso de emergência, como um fio ou uma pulseira.
  • Tenha sempre consigo hidratos de carbono (como rebuçados ou pacotes de açúcar) para poder tratar em qualquer altura as hipoglicemias ("baixas de açúcar").

Consulte o seu médico se sentir frequentemente níveis altos ou baixos de glicemia. Pode ser necessário rever e fazer algumas alterações na sua dieta, atividade física ou medicação da diabetes.

Use o Diário da Diabetes para monitorizar os altos e baixos da sua glicemia e partilhar os resultados com o seu médico.

DIAB-1101272-0099  10/2017