Notícias

5 coisas que os diabéticos devem fazer para prevenir as doenças renais

A Diabetes é uma doença crónica que a médio e longo prazo pode afetar significativamente a saúde dos rins, uma vez que os níveis continuamente elevados de glicemia têm impacto nos vasos sanguíneos do rim e levam a um aumento do esforço deste órgão para que continue a desempenhar a sua função de filtragem.

Estima-se que a prevalência de doença renal crónica em pessoas com Diabetes seja de 42,3%. Deste modo, prevenir a doença renal diabética é essencial para garantir um futuro saudável e livre de complicações que podem ter um grande impacto na saúde do doente. Assim, apresentamos 5 cuidados preventivos que deve ter:

  • Controle a glicemia e a pressão arterial: O controlo precoce da glicemia está associado a uma redução do risco de complicações microvasculares e pode prevenir o aparecimento de lesões ao nível dos vasos sanguíneos renais e, consequentemente, os problemas renais associados à Diabetes. Por sua vez, a pressão arterial elevada tem um grande impacto na saúde renal e, sobretudo, na rapidez com que a doença renal progride. Deste modo, para apresentar valores de pressão arterial saudáveis, que devem ser inferiores a 140/90 mmHg, mantenha um peso saudável, garanta que consome menos sal na alimentação quotidiana, evite o consumo de álcool e de tabaco e faça exercício físico de forma regular.
  • Monitorize periodicamente os parâmetros associados à função renal: Se tem Diabetes, fale com o seu médico no sentido de avaliar periodicamente a função dos rins, considerando a necessidade de analisar regularmente a presença da proteína albumina na urina, a taxa de filtração glomerular, uma medida que avalia a função renal, assim como a pressão arterial.
  • Controle os parâmetros lipídicos com regularidade: Os níveis de colesterol elevados podem acelerar a progressão da doença renal crónica em pessoas com Diabetes. Assim sendo, é também importante manter níveis saudáveis de colesterol e de triglicéridos, através da dieta e do exercício físico e, se necessário, através de medicação.
  • Tenha cuidado com o que ingere: Faça uma alimentação saudável. Outra forma de prevenir a doença renal é seguir uma dieta com um teor reduzido de sal. Além disso, para pessoas que já têm microalbuminúria, uma consequência da Diabetes na saúde renal, pode ser aconselhável reduzir o teor de proteínas na alimentação..
  • Adote um estilo de vida (mais) saudável: Deixe de fumar. O consumo de tabaco é responsável pelo estreitamento das artérias, incluindo dos pequenos vasos sanguíneos renais, podendo afetar a função renal. Além disso, os hábitos tabágicos aceleram a evolução da doença renal e estão, muitas vezes, associados a um aumento da albuminúria (presença da proteína albumina na urina), bem como da pressão arterial.

 

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/5-coisas-que-os-diabeticos-devem-fazer-para-prevenir-a-doenca-renal

PT-DIA-00188 11/2020