Notícias

Mitos e verdades sobre a diabetes

Conhecer melhor a Diabetes, afastando ideias preconcebidas e sabendo como vencer os obstáculos que impõe, pode ajudar não só a prevenir a doença, como a ter uma vida mais saudável quando já está instalada. A Dra. Paula Pereira, Médica de Medicina Interna e Coordenadora do Centro Multidisciplinar de Diabetes do Hospital Lusíadas Porto, desconstrói oito ideias sobre a doença:

    • A Diabetes é contagiosa: Esta afirmação é um mito. De acordo com a especialista, uma vez que se trata de uma “doença metabólica, que surge quando há menor segregação de insulina ou quando existe resistência à insulina, a Diabetes não é contagiosa”
    • Comer muito açúcar pode provocar Diabetes: Esta afirmação é verdadeira. Segundo a médica internista, “um consumo exagerado e prolongado no tempo de açúcar poderá levar ao aparecimento da Diabetes tipo 2 porque o pâncreas, responsável pela produção da insulina, acaba por entrar em falência».
    • Os sintomas de Diabetes são claros: Esta afirmação é um mito. Regra geral, os sintomas não são claros, pois surgem sobretudo quando a Diabetes está já descompensada. Nesta situação, os sintomas como a perda de peso, a sede excessiva, a fome, as infeções urinárias ou genitais, as feridas que não cicatrizam e, menos frequentemente, alterações de consciência, inclusive coma, já são expressivos.
    • Controlada a doença, pode-se interromper a medicação: Esta afirmação é um mito. Para que a doença continue controlada é necessário continuar com a toma dos medicamentos, sendo que esta realidade se aplica a qualquer doença crónica que seja controlada por medicação.
    • A insulina pode provocar aumento de peso: Esta afirmação é verdadeira. De acordo com a Dra. Paula, “quando os doentes estão descompensados, há mais açúcar no sangue e, ao iniciar o tratamento com insulina para controlar o desequilíbrio, o açúcar vai ser armazenado em grandes quantidades nos tecidos. Se a pessoa não o gasta, vai transformar-se em gordura”.
    • Pessoas com Diabetes podem vir a sofrer de disfunção sexual: Esta afirmação é verdadeira. Esta é uma consequência que ocorre principalmente nos homens, e revela-se sob a forma de impotência sexual. No caso das mulheres, manifesta-se “na perda do desejo, incapacidade de atingir o orgasmo e alterações de lubrificação”.
    • É recomendado comer alimentos especiais para pessoas com Diabetes: Esta afirmação é um mito. Segundo a especialista, “a maior parte destes alimentos realmente não tem alguns tipos de açúcar, mas em compensação tem outras substâncias para serem mais saborosos, como é o exemplo do chocolate para diabéticos, que tem o dobro da gordura em relação ao chocolate vulgar”.
    • Quem sofre de Diabetes não pode comer doces: Esta afirmação é um mito. Os doentes com Diabetes podem comer doces, mas não todos os dias. A Dra. Paula Pereira aconselha a que se comam doces apenas “em dias de festa, preferencialmente no final da refeição e tendo em atenção as quantidades”.

 

Fonte: https://www.prevenir.pt/saude/doencas/mitos-e-verdades-sobre-a-diabetes/

PT-DIA-00191 01/2021