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Mudanças que fazem a diferença: 5 maneiras de prevenir a Diabetes tipo 2

A Diabetes tipo 2 é uma doença crónica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Os casos não controlados podem causar cegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas e outras condições graves. No entanto, antes de a Diabetes ser diagnosticada, existe um período, denominado de Pré-Diabetes, em que é possível evitar a progressão da doença, ainda que os níveis de açúcar no sangue se encontrem mais elevados.

Deste modo, apesar de existirem certos fatores que não se podem alterar, como é o caso da genética, da idade ou de comportamentos anteriores, nesta fase é ainda possível fazer certas mudanças para reduzir o risco de Diabetes, tais como:

    • Cortar o açúcar e os hidratos de carbono refinados da dieta: Comer alimentos ricos em hidratos de carbono refinados e açúcar aumenta os níveis de açúcar no sangue e de insulina, o que, com o tempo, pode levar à Diabetes. Evitar estes alimentos pode ajudar a reduzir o risco.
    • Treinar regularmente:  Praticar atividades físicas regularmente pode aumentar a secreção e a sensibilidade de insulina, o que pode ajudar a prevenir a progressão de Pré-Diabetes para Diabetes.
    • Beber água: Beber água pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e insulina, reduzindo assim o risco de Diabetes.
    • Deixar de fumar: Fumar está fortemente relacionado ao risco do aparecimento de Diabetes.
    • Aumentar os níveis de vitamina D: Consumir alimentos com alto teor de vitamina D ou tomar suplementos pode ajudar a otimizar os níveis desta vitamina no sangue, o que permite reduzir o risco de Diabetes.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1679546/mudancas-que-fazem-a-diferenca-5-maneiras-de-prevenir-a-diabetes-tipo-2

PT-DIA-00193 02/2021