Vida Saudável
Recomendações para a escolha alimentar
Ler cuidadosamente a lista de ingredientes:
- Moderar o consumo de produtos alimentares cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, óleos, sal, açúcar (sacarose), mel, melaço, ou ainda outras formas de açúcares (exemplo: maltose, glicose, frutose, dextrose, xarope de açúcar, açúcar invertido).
Ler cuidadosamente a informação nutricional:
- Verificar a quantidade de hidratos de carbono: privilegie o consumo de produtos alimentares ricos em hidratos de carbono complexos como o amido (pão, massas, arroz, leguminosas) e pobres em açúcares simples.
- Verificar a quantidade de lípidos (gorduras): preferir alimentos com baixo teor de lípidos, sobretudo em saturados e colesterol.
- Verificar a quantidade de sódio (Na): A melhor forma de reduzir o seu consumo é diminuir a ingestão de produtos ricos em sódio (produtos industrializados, produtos de charcutaria, água engarrafada, alguns cereais de pequeno-almoço e bolachas) assim como a quantidade de sal de cozinha utilizado na preparação e confeção dos alimentos.

Verificar o prazo de validade e o estado das embalagens:
- Fique atento, principalmente se os produtos estiverem em promoção ou com preço muito abaixo do normal, pois, muitas vezes, os alimentos nestas circunstâncias estão com uma data limite de consumo muito próxima.
- Não adquirir embalagens danificadas (amolgadas, inchadas ou com sinais de ferrugem).
- Rejeitar produtos congelados e/ou ultracongelados que apresentem cristais de gelo no interior da embalagem ou ainda, se esta se encontra húmida. Atenção: estes alimentos devem ser os últimos a ser comprados, para impedir que estejam demasiado tempo expostos à temperatura ambiente e evitarmos assim contaminação e deterioração.
- Respeitar rigorosamente as condições de conservação e o modo de emprego ou utilização dos produtos alimentares que possuem estas menções.